quarta-feira, 2 de novembro de 2011

MAGNETISMO

Mesmerismo, também chamado de 'magnetismo animal (notadamente nos séculos XVIII e XIX) é o estado ou o resultado de alguém, obtido ao ser mesmerizado (ou magnetizado), com um dos significados acima listados. seria, segundo o seu descobridor, Franz Anton Mesmer, um estado particular de vibração (ou tom de movimento, em suas palavras) do fluido universal.
"Nem a luz, nem o fogo, nem a eletricidade, nem o magnetismo e nem o som são substâncias, mas sim efeitos do movimento nas diversas séries do fluido universal", definiu Mesmer.

Ainda sobre cores.

Cores e suas ligações com o mundo místico

Da mesma forma com que na cultura ocidental as cores são relacionadas a alguma virtude ou valor, no oriente elas são ligadas diretamente a armadilhas. Os japoneses, principalmente, criaram um sistema de cores e armadilhas para tentar se aproximar do conhecimento absoluto, visto que, quando algum desastre natural ocorria, era relacionado aos deuses. Desta forma, temos:
  • Cinza: Veneno;
  • Vermelho: Chamas, combustão espontânea.
  • Azul: Enchentes, alagamentos e grandes chuvas.
  • Ciano: Chuva. Não definido ainda como sendo um desastre ou alguma dádiva.
  • Verde: Seca e desastres relacionados às florestas.
  • Roxo Perda de habilidade. Hoje isso é explicado pela falta de treino.
  • Magenta: Hipnose, perda da sanidade mental;
  • Violeta: Dor;
  • Alaranjado: Ligado à bruxaria e feitiçaria;
  • Branco: Solidão. A morte de entes queridos por acidentes era relacionado a algum feito de uma pessoa que fora vingado por um deus matando alguém próximo.
  • Preto: Destruição em massa. Geralmente relacionado a doenças;
  • Castanho: Vida. A única cor que incita a paz e a prosperidade;

PSICOLOGIA DAS CORES.


Psicologia das cores

Na cultura ocidental, as cores podem ter alguns significados, alguns estudiosos afirmam que podem provocar lembranças e sensações às pessoas. Às vezes, as pessoas no ano-novo colocam roupas com cores específicas para, no ano seguinte, ter o que a cor representa.
Ex: se uma pessoa passa o ano novo de verde, ela pode esperar esperança para o ano seguinte. Muitas pessoas passam de branco, esperando a paz.
  • Cinza: elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;
  • Vermelho: paixão, força, energia, amor, liderança, masculinidade, alegria (China), perigo, fogo, raiva, revolução, "pare";
  • Azul: harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde;
  • Ciano: tranquilidade, paz, sossego, limpeza, frescor;
  • Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;
  • Roxo:velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, riqueza (ouro), fraqueza, dinheiro;
  • Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
  • Violeta: espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;
  • Alaranjado: energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;
  • Branco: pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição, união;
  • Preto: poder, modernidade, sofisticação, formalidade, morte, medo, anonimato, raiva, mistério, azar;
  • Castanho: sólido, seguro, calmo, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.
Cromoterapia é a prática da utilização das cores na cura de doenças. Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações — como Egito antigo, ÍndiaGrécia e China — com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais sutis. Para Hipócratessaúde e doençadependem da harmonia entre meio ambientecorpo e mente.
Os adeptos da cromoterapia entendem que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica. Isaac Newton no século XVII conseguiu descobrir as cores do arco-íris friccionando um prisma. O cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe, no século XVIII, pesquisou durante cerca de 40 anos as cores e descobriu que o vermelho tem propriedade estimulante no organismo, o azul acalma, o amarelo provoca sensações de alegria, e o verde é repousante. Esses efeitos são mais ou menos intensos, dependendo da tonalidade usada.

Atualmente

A cromoterapia do século XXI utiliza-se de tecnologia, e é baseada nas cinco cores do espectro solar. Um pequeno bastão do tamanho de um lápis e com uma lâmpada de 25 watts é utilizado no tratamento. Ele é colocado a 5 centímetros da pele, e ali permanece por aproximadamente 3 minutos.
A cromoterapia consta da relação das principais terapias alternativas ou complementares reconhecidas pela OMS desde 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata, no Cazaquistão.
Não é reconhecida pela comunidade científica. Entretanto já existem alguns estudos sérios apontando a influência das cores na saúde humana, nomeadamente na área de biomidiologia. Um deles foi desenvolvido pelo Prof. Flávio Mario de Alcântara Calazans[1], baseado no episódio exibido em 1997 do Desenho Pókemon, em que uma alternância luminosa de cores de espectro oposto no círculo cromático na face de um dos personagens (Pikachu) causou episódios coletivos de epilepsia em crianças japonesas. As cores foram o azul, reconhecido por relaxar o ritmo cardíaco, e o vermelho, cor quente e estimulante.
Ainda, de acordo com o professor:
"1) Vermelho-610 a 760 nanômetros, ondas longas, de grande intensidade, tempo fisiológico de percepção = 0,02 de segundo; acelera o batimento cardíaco, eleva a pressão sanguínea, provoca tensão e agressividade. 2) Branco-sobreposição de todos os comprimentos de onda, sobrecarrega o nervo óptico e o córtex visual primário e secundário (na parte posterior do crânio, acima da vértebra Atlas, sob o osso occipital) saturando e cansando em curto intervalo de tempo e provocando ofuscamento e fadiga-stress. 3) Azul-450 a 500 nanômetros, ondas curtas de intensidade fraca, tempo fisiológico de percepção = 0,06 de segundo; equilibra o ritmo cardíaco, reduz a pressão sistólica, relaxa e acalma. "
Por este episódio, fica relatado o efeito maléfico das variações luminosas intermitentes, numa doença conhecida como Epilepsia Sensitiva Cromática. Entretanto, estudos de duplo-cego refutando ou confirmando os efeitos benéficos da cromoterapia na saúde humana ainda são ausentes na Ciência médica. O efeito da cromoterapia segue sendo uma hipótese não falseável[2]
Ainda, na área de Teoria das CoresGoethe, no século XIX, descobriu aspectos fisiológicos das cores posteriormente estudados por Paul Klee e Kandinsky, em seus tratados sobre a Gestalt.
A Cromoterapia tambem é muito usada no Japão e é praticada pelo japones desde 1999.

Recomendo que leiam é muito bom! A leitura enobrece o ser humano!

sábado, 17 de setembro de 2011

Faça a si mesmo a seguinte pergunta:QUE IMPORTÂNCIA ISSO TERÁ DAQUI A UM ANO?

Quase todos os dias me proponho um jogo que eu chamo de "túnel do tempo". Eu o criei como resposta a minha crença errônea e persistente de que tudo que me preocupa é realmente importante.
Para jogar "túnel do tempo", você tem que imaginar que a circunstância que o aflige atualmente não está acontecendo agora, mas daqui a um ano. Pergunte-se, então:"Será que esta situação é realmente importante ou sou eu que a estou tornando assim?" Uma vez em mil pode ser que de fato seja importante-mas na maioria dos casos, simplesmente não é.
Quer seja uma com sua mulher, filho,patrão, um erro, uma oportunidade perdida, uma carteira esquecida, uma rejeição no ambiente e trabalho, um tornozelo torcido, as possibilidades são que, daqui a um ano você não esteja dando a mínima para isso. Será mais detalhe irrelevante de sua vida. Embora este jogo simples não vá resolver todos seus problemas mas, pode servir para ampliar suas perspectivas de forma produtiva. Eu me pego, às vezes, rindo de coisas que levava a sério. Agora, em vez de usar minha energia me sentindo abatido ou aborrecido, eu a uso aproveitando a companhia de minha esposa e de meus filhos, ou aplico em meus pensamentos realmente criativos
                              (NÃO FAÇA TEMPESTADE EM COPO D`ÁGUA- RICHARD CARLSON,Ph.D)

sábado, 28 de maio de 2011

Comentário de Richard Carlson, sobre paciência.

A paciência também envolve a visão da inocência nos outros. Minha mulher, Kris, e eu temos duas filhas de quatro e sete anos.Em muitas ocasiões, enquanto estava escrevendo um livro, minha filha de quatro anos entrava no escritório e interrompia meu trabalho, o que desconcentra um escritor. O que aprendi a fazer (na maior parte do tempo)é ver a inocência de seu comportamento em vez de focalizar nas implicações potenciais de sua interrupção ("Não conseguirei acabar o meu trabalho, vou perder o fio de meus pensamentos, esta era a minha única oportunidade de escrever hoje)",e assim por diante. Eu fazia questão de me lembrar " Porquê ela tinha vindo me ver." Porque ela me ama, não porque estivesse conspirando para arruinar o meu trabalho. Assim que eu  de observar sua inocência, imediatamente conseguia recuperar um sentimento de paciência, e minhas atenções se voltavam para o momento presente. Qualquer irritação que eu estivesse construindo era iliminada e eu recordava, mais uma vez, de como era afortunado por ter filhas tão belas. Percebi que, quando você busca com profundidade, sempre consegue perceber a inocência nas pessoas tão bem quanto as situações potencialmente frustrantes. Quando você o faz, torna-se mais paciente e calmo e, de uma maneira estranha, começa a apreciar muitos momentos que anteriormente eram fonte de frustração.

sábado, 2 de abril de 2011

FAÇA ALGUMA COISA LEGAL POR ALGUÉM - E NÃO CONTE A NINGUÉM.

   Embora muitos de nós façamos frequentemente coisas boas por outros, quase sempre mencionamos nossos atos de "bondade" , secretamente ansiando por aprovação.
   Quando dividimos nossas atitudes legais e nossa generosidade com alguém mais, isso nos faz sentir pessoas especiais, nos faz lembrar de como somos bons e como, portanto, merecemos generosidade igual.
   Embora todos os atos simpáticos sejam intrinsecamente maravilhosos, há algo de ainda mais mágico quando se faz alguma coisa realmente generosa e não se menciona o ato para ninguém,nunca.Você sempre se sente bem quando faz uma doação de si para os outros, ao mantê-lo para si, você retém todos os sentimentos positivos
   É realmente verdade que se deve doar, simplesmente pelo prazer da doação, não pensando em receber nada em troca. É isso, precisamente, o que você faz quando não menciona sua generosidade para os outros. Sua recompensa, então, passa a ser os sentimentos calorosos que emanam do ato de dar.A próxima vez que você fizer algo realmente bom para alguém, guarde isso para você e se rejubile na graça abundante da doação.

sábado, 26 de março de 2011

O ESPETÁCULO DO SOL.

Se algum dia você se sentir desprezado pelas pessoas, não se aborreça.
Se algum dia você perceber que não valorizam os seus esforços para melhorar, não fique nervoso e aborrecido, isto só lhe faria mal.
Se algum dia você se sentir rejeitado pelos homens e, esquecido, colocado em segundo plano, não se aborreça, não serás menor por isso.
Se algumas pessoas não notarem a beleza da tua inteligência e a grandeza da tua alma, também não fique com raiva delas, você não perderá nada com isso.
Se você se levantar todos os dias para fazer o bem aos outros e mesmo assim ninguém te agradecer por isso, não fique aborrecido, você não perdeu o mérito de suas obras.
Se você fez um belo trabalho e ninguém te parabenizou por isso e aplaudiu, não fique frustrado, a sua obra continuará grande.
Se você sorri para as pessoas , iluminando a sua caminhada e ajudando-as a viver, mas elas não percebem o valor do teu gesto e não te agradecem, não se revolte, a tua grandeza permanece.
Se você renova todos os dias, incansável, e gratuitamente , o seu amor às pessoas, e elas não são gratas a isto, não fique triste, pois o sol nasce todos os dias, gratuitamente, e a maioria não repara isso.
TODOS OS DIAS ele dá um grande ESPETÁCULO ao nascer, mas a maioria da platéia está dormindo e não pode lhe aplaudir.
Todos os dias ele se levanta para nos dar a luz, o calor e a vida, e a maioria nem nota isso
Não fique triste e frustrado, Deus vê todas as coisas e te recompensará, muito mais do que os aplausos dos homens.